A Impacler remanufatura 60/65% de seu scrap industrial em laminados e o saldo de material é enviado para terceiros utilizarem em produtos reciclados (tubos, perfis, espaguetes – monofilamentos ).
Sobre a questão do gerenciamento do residuo de PVC, a empresa leva sempre em consideração todas as operações envolvidas em nossas atividades, quais sejam, coleta, armazenamento e o eventual tratamento dos resíduos gerados.
O PVC, o Meio Ambiente e a Reciclagem.
A fabricação do PVC
O PVC não é um material como os outros. É o único material plástico que não é 100% originário do petróleo. O PVC contém, em peso, 57% de cloro (derivado do cloreto de sódio) e 43% de eteno (derivado do petróleo).
A partir do sal marinho, pelo processo de eletrólise, obtém-se o cloro, soda cáustica e hidrogênio. A eletrólise é a reação química resultante da passagem de uma corrente elétrica por água salgada (salmoura). Assim se dá a obtenção do cloro, que representa 57% da resina de PVC produzida.O petróleo, que representa apenas 43% desta resina.
A cadeia produtiva do PVC tem dado importante contribuição para o Desenvolvimento Sustentável. O produto está completamente inserido nos pilares da sustentabilidade pois ajuda na conservação dos recursos naturais, melhora a qualidade de vida das pessoas e contribui para o crescimento econômico.
Tipos de PVC
O PVC pode ser rígido ou flexível, opaco ou transparente, brilhante ou fosco, colorido ou não. Após formulado, obtém-se os compostos de PVC que são utilizados na fabricação de uma série de produtos, tais como: Produtos médico-hospitalares, Janelas, Pisos e revestimentos de paredes, Brinquedos e artigos promocionais e infláveis, Artigos escolares, Embalagens,Tecidos espalmados decorativos e técnicos, Garrafas para água mineral, Estruturas de computadores, Automóveis, Tubos e conexões, Mangueiras, Laminados, Laminados impermeáveis,Frascos para acondicionar cosméticos e produtos domésticos, Móveis de jardim, Produtos promocionais grande variedades de produtos para promoções de marketing e eventos em geral.Vantagens do PVC.
O PVC utiliza muito menos petróleo, que é um recurso natural não renovável. O Cloro provem do sal, que também é um recurso natural, mas que possui reservas praticamente inesgotáveis.
O PVC pode ser reciclado várias vezes sem perder as suas propriedades originais.
O PVC é a resina de maior aplicação na área médica.
As embalagens de PVC evitam a contaminação de alimentos e medicamentos.
PVC e o Meio Ambiente
Um dos aspectos ambientais mais importantes e benéficos do PVC está na origem de suas principais matérias-primas: cloro, eteno e água. O sal marinho, recurso renovável na natureza que dá origem ao cloro, representa 57% do composto de PVC. Os 43% restantes são obtidos a partir do petróleo, utilizado na forma de eteno.
Devido a essa baixa dependência do petróleo, o PVC consome apenas 0,3% do petróleo extraído no mundo. Todos os polímeros juntos consomem 4% do petróleo mundial, enquanto 86% são destinados a aplicações menos racionais, como climatização, transporte e geração de energia.
Essa constatação, por si só, já credencia o PVC como um plástico que atende a um dos requisitos básicos do Desenvolvimento Sustentável
PVC, um plástico 100% reciclável.
No Brasil, a taxa de reciclagem do PVC tem crescido ano após anos. Em 1997 o Instituto do PVC realizou acompanhamento periódico de uma dezena de recicladores de PVC cadastrados pela entidade. O estudo permitiu verificar que essas empresas cresciam em média cerca de 21% ao ano.
A Impacler remanufatura 60/65% de seu scrap industrial em laminados e o saldo de material é enviado para terceiros utilizarem em produtos reciclados (tubos, perfis, espaguetes – monofilamentos).